sexta-feira, 12 de setembro de 2008

As novas possibilidades de uso da TV digital na educação



A TV digital está chegando aos poucos na vida dos brasileiros, trazendo novas perspectivas para educação, principalmente na área de educação á distância. Ela permite a interatividade entre o professor e aluno. A interação a distância será mais real, pois mesmo estando longe fisicamente teremos a sensação de estarmos próximos.
Toda a tecnologia da TV digital ainda não está presente nas escolas brasileiras. Há uma preocupação em preparar os educadores para essa nova tecnologia. Sendo assim, o educador tem que se preocupar em conhecer o assunto, porque vivemos numa geração de alunos que estão super expostos á tecnologia. Com isso o educador deve fazer que o conteúdo de suas aulas seja mais atraente.
A TV digital interativa quebra o paradigma daquele telespector passivo para um atuante, modificador, criador de conteúdo.
Educar utilizando a TV digital interativa, exige que os educadores tenham uma compreensão intelectual do meio,uma leitura crítica de suas mensagens e capacitação para a utilização livre e criativa..
Implantando a TV digital interativa na educação, ela irá propiciar ao aluno que hoje recebe os conteúdos da TV Escola em sala de aula, deixar de ser telespectador para se tornar autor e produtor dos próprios programas, porque a TV estabelecerá um canal de retorno permitindo a pessoa interagir com a programação de maneira direta.
Com essa nova tecnologia, na educação teremos muitos canais e recursos para acessar conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. A TV pode ser utilizada de forma bastante enriquecedora e participativa com a digitalização e integração das mídias, mas é preciso investir, ter uma melhoração efetiva na educação e nas condições econômicas correspondente, senão continuará presente apenas no lazer das pessoas.
Os caminhos entre a nova TV interativa não são contrários aos caminhos da escola, pois os mesmos se cruzam e se revelam na procura de novas aprendizagens, do entendimento e da vida.
Para se fazer uso da TV digital no ambiente educativo é preciso antes de tudo conhecer, criar propostas e explorar da melhor forma as oportunidades de ampliar o acesso e a socialização dos conhecimentos. Sendo importante destacar que os cursos de professores deve ser incluído em seus currículos discussões sobre a TV digital interativa na educação.


Referências Bibliográficas

- MORAN, José Manuel. A TV digital e a integração das tecnologias na educação
Site: www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2007

- AQUINO, Renata. TV digital e educação
Site: http://www.universia.com.br/

- AMARAL, Sergio Ferreira; PACATA, Daniel Moutinho. A TV Digital interativa no espaço educacional.
Site: www.unicamp.br/unicamp

Nenhum comentário: